Sobre

A Pastoral Universitária da Diocese de Umuarama foi criada, em 2007, pelo Bispo Diocesano D. Vicente Costa com o propósito de oferecer aos membros da comunidade universitária – alunos, professores e funcionários – uma ajuda para vivenciar a própria fé cristã católica no estudo, no ensinamento e no trabalho, concretizando a missão da Igreja no ambiente acadêmico. Ela procura ser uma verdadeira “mão amiga” para todas as pessoas envolvidas no mundo acadêmico e seu objetivo é materializar projetos que tragam sentido existencial e humanitário a todos que dela participam.

A universidade precisa formar verdadeiros líderes cristãos que sejam construtores de uma nova sociedade. Por isso importa que ela exerça a função crítica em relação à sociedade e ao mundo cultural que a cerca, à luz do Evangelho. É seu compromisso promover e formar integralmente as pessoas, nelas despertando a exigência da competência profissional e da realidade social.

A Igreja tem consciência de que “a ciência, assim como o homem, não é neutra, mas encarna sempre a opção entre o bem e o mal, entre a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria do mundo” (1Jo 5,19). Ela entende que a cultura, no seu âmbito geral, tem como ponto de referência o homem, tal como foi pensado e criado por Deus, com os seus valores humanos e as suas aspirações espirituais. E é neste sentido que a Pastoral Universitária quer desenvolver as suas atividades, cultivando o espírito universitário que busca e que investiga o futuro da sociedade segundo uma visão humanística global e universal.

Em Umuarama, a Pastoral Universitária está em sintonia com as diretrizes da CNBB e está aberta ao diálogo para levar os acadêmicos a pensarem na sua formação integral, sempre iluminada pelo Espírito Santo. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas, tais como a formação de grupos de oração e de reflexão, capacitação docente orientada para a ética cristã, celebração de cultos ecumênicos e, principalmente, para os católicos, a celebração da Missa na Igreja Matriz São Francisco de Assis, em todas as quintas-feiras, às dezoito horas e trinta minutos.

A semente foi lançada e a pastoral cresce. E, agora, abre-se este blog da Pastoral Universitária de Umuarama para proporcionar a todos que desejarem um meio de dialogar, de trocar experiências e mensagens que traduzam o espírito do Evangelho no meio universitário.

Here are https://midnightpapers.com/ some issues our best essay writing service can provide you with we can give you essential essay help and guide you through the process of writing so you could express your thoughts and ideas clear and coherent.Para o conhecimento de todos, o professor Augusto Gaioski foi designado por Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Umuarama, Coordenador da Pastoral Universitária, e o Frei Rivaldo Vieira, assessor Espiritual.

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao BLOG DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA DE UMUARAMA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *