Sobre

A Pastoral Universitária da Diocese de Umuarama foi criada, em 2007, pelo Bispo Diocesano D. Vicente Costa com o propósito de oferecer aos membros da comunidade universitária – alunos, professores e speech topics for high school students funcionários – uma ajuda para vivenciar a própria fé cristã católica no estudo, no ensinamento e no trabalho, concretizando a missão da Igreja no ambiente acadêmico. Ela procura ser uma verdadeira “mão amiga” para todas as pessoas envolvidas no mundo acadêmico e seu objetivo é materializar projetos que tragam sentido existencial e humanitário a todos que dela participam.

A universidade precisa formar verdadeiros líderes cristãos que sejam construtores de uma nova sociedade. Por isso importa que ela exerça a função crítica em relação à sociedade e ao mundo cultural que a cerca, à luz do Evangelho. É seu compromisso promover e formar integralmente as pessoas, nelas despertando a exigência da competência profissional e da realidade social.

A Igreja tem consciência de que “a ciência, assim como o homem, não é neutra, mas encarna sempre a opção entre o bem e o mal, entre a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria do mundo” (1Jo 5,19). Ela entende que a cultura, no seu âmbito geral, tem como ponto de referência o homem, tal como foi pensado professional essay writers review e criado por Deus, com os seus valores humanos e as suas aspirações espirituais. E é neste sentido que a Pastoral Universitária quer desenvolver as suas atividades, cultivando o espírito universitário que busca e que investiga o futuro da sociedade segundo uma visão humanística global e universal.

Em Umuarama, a Pastoral Universitária está em sintonia com as diretrizes da CNBB e está aberta ao diálogo para levar os acadêmicos a pensarem na sua formação integral, sempre iluminada pelo Espírito Santo. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas, tais como a formação de grupos de oração e de reflexão, capacitação docente orientada para a ética cristã, celebração de cultos ecumênicos e, principalmente, para os católicos, a celebração da Missa na Igreja Matriz São Francisco de Assis, em todas as quintas-feiras, às dezoito horas e trinta minutos.

A semente foi lançada e a pastoral cresce. E, agora, abre-se este blog da Pastoral Universitária de Umuarama para proporcionar a todos que desejarem um meio de dialogar, de trocar experiências e mensagens que traduzam o espírito do Evangelho no meio universitário.

Para o conhecimento de todos, o professor Augusto Gaioski foi designado por Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Umuarama, Coordenador da Pastoral Universitária, e o Frei Rivaldo Vieira, assessor Espiritual.

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao BLOG DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA DE UMUARAMA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *